Para que serve o projeto na reforma do apartamento?

Para que serve o projeto na reforma do apartamento?

Imagine cozinhar um prato novo sem receita. O que fazer primeiro? Quais os ingredientes? Quais as quantidades? Quanto vai custar? Quanto tempo vai levar? Pode até dar certo sem receita, mas vai te custar muito mais tempo e paciência até acertar, do que se você tiver um plano, se já souber os passos.

Para reformar e mobiliar seu apartamento novo funciona parecido. É no projeto de arquitetura que você descobre tudo o que vai precisar para deixar o apartamento pronto para morar. Só assim é possível se planejar financeiramente e se programar para a mudança.

Seja uma reforma total ou apenas algumas instalações, o projeto conduz e orienta todos os passos da execução, seguindo normas e direcionamentos técnicos. Veja como ele é utilizado em cada etapa.

Briefing do projeto

O ponto de partida é identificar suas necessidades e preferências para o projeto da reforma do novo apê.

Nem todo mundo tem as definições na ponta da língua e tudo bem! Um profissional consegue captar através de algumas perguntas objetivas:

  • Quem vai morar no apartamento?
  • Vai levar algum móvel ou eletrodoméstico que já possui?
  • Trabalha em casa? Quais atividades fazem parte da sua rotina? Ex.: leitura, música, treinos etc.
  • O que você já sabe que não funciona para você? Ex.: cozinha fechada, porta de correr, cores vibrantes etc.
  • Você tem fotos de ambientes ou móveis que refletem o seu gosto?
  • Tem preferência por marcas ou lojas de sua confiança? É apenas para te conhecer, o projeto não se limitará a elas.

Além disso, é importante informar os planos futuros: se tem intenção de alugar o imóvel, se pretende ter um bebê, se quer colocar ar condicionado no futuro… Essas questões influenciam na definição de prioridades, no orçamento e no prazo.

Apresentação 3D

Com a situação levantada e diretrizes definidas, é feito um estudo das possibilidades para o seu apê, solucionando cada cantinho.

A apresentação 3D serve para você visualizar o resultado final, como ficará seu apartamento. Assim como a receita, você escolhe primeiro o que deseja para depois iniciar o preparo com foco no resultado final.

Através de uma maquete eletrônica, simulamos a realidade para testar as soluções para o seu espaço e as composições de cores/texturas dos materiais. Você faz uma visita virtual e aprova o resultado conforme o seu gosto.
Alguns dividem essa etapa em Estudo Preliminar e Anteprojeto, nós unificamos a entrega em uma apresentação completa, com imagens realistas, referências e um tour 360 graus.

Projeto Executivo

Como o próprio nome diz, é onde planejamos a execução. São desenhos técnicos, com medidas, detalhes e informações necessárias para tirar a ideia “do papel”.

Nessa etapa, você confere alguns detalhes como: divisão interna dos armários; quantidade de gavetas; quantidade e posição de tomadas… lembrando que as suas escolhas são verificadas pelo arquiteto.

Por exemplo, se deseja instalar uma lava-louças, é preciso adaptar o projeto às especificações de ponto de energia, água, esgoto e distanciamento.

A grande vantagem é conseguir antecipar os possíveis conflitos entre disciplinas diferentes e mapear tudo o que você vai precisar, tanto materiais a comprar quanto serviços a contratar, evitando surpresas desagradáveis.

ANTES da obra, o projeto executivo permite orçar cada item e elaborar um cronograma da reforma.

DURANTE a obra, o projeto executivo serve de orientação a todas as ativjeto na idades, já simuladas no virtual, tanto a estética quanto a função.

Fonte: projeto Ap360 para o Quartier Brooklin

 

Nos acompanhe para saber mais! Para cada tipo de apartamento e cada perfil de morador, elaboramos um projeto personalizado e funcional.

 

Deixe um comentário