Como fazer o orçamento da reforma?

Como fazer o orçamento da reforma?

Você com certeza já ouviu falar que a obra sai mais cara do que o planejado, certo? Porém, na maioria dos casos, isso acontece porque não houve um planejamento adequado.

Aquela situação de comprar um pouquinho de material a cada semana, pagar um serviço aqui, depois precisar de outro serviço ali… no final das contas, você já nem sabe qual o custo total de montar seu apartamento.

Para te ajudar com essa questão, temos dicas valiosas de como nós planejamos o orçamento detalhado antes da reforma começar, sem gastos extras ao longo da obra.

Por onde começar

O primeiro passo é entender como o imóvel será entregue – no contrapiso, por exemplo – e como você quer que ele fique. É como definir um objetivo e traçar uma meta. 

No projeto de arquitetura, você prevê o resultado final e consegue levantar as quantidades de material, os desenhos dos armários sob medida e os serviços de que vai precisar. Falamos disso no post Para que serve o projeto na reforma do apartamento?

Não deixe para orçar aos poucos! A partir do projeto, é possível montar um orçamento completo e garantir o controle. 

Fonte: projeto Ap360 para o Olhar Augusta 

Categorias

Listar tudo o que você vai precisar para realizar o projeto, dividindo por categoria, te ajuda a identificar fornecedores de cada área e o que orçar com cada um.

Mão de obra / Equipe civil = serviços de pedreiros, eletricista, azulejista, gesseiro, pintor etc.

Material básico (insumos) = material bruto como tijolo, cimento, impermeabilizante, conduíte, fiação etc.

Louças e metais = bacia sanitária, cuba, tanque, torneira, chuveiro e acabamentos de registro.

Revestimentos* = materiais de acabamento para piso e paredes, como porcelanato, laminado, vinílico, rodapé, pastilha, papel de parede e tintas.

Pedras / Marmoraria = bancadas, soleiras, nichos, tudo que for feito de pedra, não necessariamente em mármore.

Móveis planejados / Marcenaria = móveis de madeira ou MDF feitos sob medida: armários, gabinetes, painéis, prateleiras, entre outros.

Vidraçaria = box de banho, espelhos, fechamento de varanda, entre outros.

Iluminação* = luminárias de teto, de parede, de mesa ou de piso, fita led e lâmpadas.

Ar condicionado* = máquina condensadora, máquina evaporadora e instalação especializada.

Aquecedor a gás = equipamento e instalação especializada.

Tapeçaria = estofados sob medida como cabeceira, futon, almofada.

Eletrodomésticos = geladeira, fogão, forno embutido, cooktop, coifa/depurador, microondas, lava louças, lava roupas, TV.

Móveis e decoração = cortina/persiana e móveis prontos como sofá, mesa, cadeiras, cama.

*A parte bruta dos itens marcados com asterisco faz parte da mão de obra e do material básico. A equipe prepara o local para receber essas instalações.

 

Itens detalhados

Para um orçamento preciso, é necessário especificar cada produto ou serviço. Isso significa detalhar de qual geladeira você está falando, por exemplo, já que há uma grande variedade de preços conforme marca, modelo, capacidade, material de acabamento…

Além disso, tenha cuidado ao comparar orçamentos, confira o que está incluso em cada um, qual a unidade de medida do preço unitário (é cobrado por m² ou por caixa?) e quais são os itens complementares. 

Se escolheu um piso porcelanato, deve orçar também o material de assentamento, o rejunte, o frete para entrega no endereço da obra. Caso tenha optado por trocar a bacia sanitária, não se esqueça de incluir o flexível, os parafusos de fixação e o anel de vedação.

Esses são apenas alguns exemplos, mas você pode contar com o seu arquiteto para essa função!

No Ap360, fazemos o planejamento completo para você, revisando o Orçamento Detalhado conforme as suas preferências! Entre em contato com a gente!

Deixe um comentário