O apartamento comprado na planta já vem com alguns acabamentos de banheiro, que variam um pouco conforme a construtora e o empreendimento. Na maioria dos casos, o imóvel é entregue com piso e revestimentos básicos, bancada de pedra com cuba oval embutida e vaso sanitário sem assento.
O que não vem da construtora e você vai precisar?
– Armários;
– Assento sanitário;
– Chuveiro;
– Box;
– Espelho;
– Acessórios: papeleira, toalheiro, lixeira.
Além disso, se quiser trocar os itens entregues, há uma infinidade de possibilidades. Confira alguns exemplos de banheiros e dicas para você reformar o seu.
BANCADAS E PEDRAS
Ao trocar a bancada, decida primeiro qual será o tipo de cuba: embutir, sobrepor, apoio, semi-encaixe, esculpida na pedra… Assim, a marmoraria fará com as medidas adequadas.
No caso da cuba esculpida, sempre projetamos com uma bandeja removível para o acesso à válvula, o que facilita a limpeza e manutenção.
No mesmo material, sugerimos fazer nicho em parede para apoio de shampoo, condicionador, sabonete, ou mesmo para cremes ao lado da bancada. Fica bonito esteticamente e soluciona aquele problema de esbarrar em prateleiras para fora da parede.
Para quem pretende manter a bancada entregue pela construtora, sugerimos combinar cores e materiais com a pedra. O granito Branco Siena, por exemplo, tem pintinhas nos tons de bege e cinza, que combinam com as cores nude ou rosa claro.
Fonte: Antes x Depois, projeto Ap360 para o You Collection Alves Guimarães
PISOS E REVESTIMENTOS
Alguns apartamentos novos são entregues com os banheiros revestidos apenas dentro do box, onde tem contato direto com a água. No restante, é possível deixar uma pintura à prova de umidade.
Para quem gosta de um revestimento branco, mas quer dar mais personalidade ao ambiente, recomendamos usar texturas diferentes, que imitam outro material e/ou tenham relevo. Isso ajuda a tirar a sensação de frieza dos banheiros branquinhos lisos.
O uso da madeira, seja do material do armário ou do porcelanato que a imita, também traz aconchego para o ambiente. Percebe a diferença nesses Antes x Depois?
ESPELHO E ARMÁRIOS
Você pode escolher modelos prontos de espelhos ou fazer sob medida a um bom custo-benefício. Ele pode ser colado na parede ou com chassi para iluminação indireta.
Também fazemos espelho com armário estreito atrás, onde cabe escova de dente e outros itens menores. Outra opção é colocar prateleiras no mesmo alinhamento. Assim, a bancada fica mais organizada.
O gabinete é o armário que fica embaixo da bancada. Quando o apê é entregue com lavatório de coluna, sugerimos trocar tudo para que caiba um gabinete aproveitando todo o espaço. E é importante escolher um material à prova de umidade para durar por mais tempo.
TIPOS DE BOX
O tipo de abertura do box depende do espaço do banheiro. O mais comum é com porta de correr, no qual há um vidro fixo e um móvel, ambos de mesmo tamanho. Porém, quando o espaço total é menor que 1,10 m, fica muito apertada a passagem e recomendamos um box com porta de giro (largura adequada de 60cm) e um vidro fixo menor.
Quando o box fica no canto do banheiro, o ideal é ter dois vidros de correr e dois fixos, proporcionando uma abertura maior na quina e otimizando o espaço.
Sempre usamos vidro temperado, que é resistente a altas temperaturas e, caso quebrado, fragmenta em pequenos pedaços pouco cortantes. Já a estrutura do box, pode ser em aço inox ou em alumínio anodizado com pintura eletrostática, podendo combinar com a decoração.
Viu como é possível transformar o banheiro? Reforme seu apê com a gente! Elaboramos projetos personalizados e cuidamos de toda execução para você.
Para mais dicas, continue acompanhando o Blog.