Você sabia que o ambiente no qual vivemos pode influenciar diretamente a nossa rotina, nosso humor e nossa saúde? Não é preciso muito para transformar sua casa em um lar aconchegante, basta ter cuidado nas escolhas e a ajuda de um profissional é bem vinda.
Vamos compartilhar algumas dicas de arquitetura, que usamos em nossos projetos, para melhorar sua qualidade de vida.
LAYOUT INTELIGENTE
Chamamos de layout a disposição de móveis e equipamentos no ambiente. Para um projeto funcional, é preciso considerar espaços de circulação adequados e móveis dispostos de maneira otimizada para as suas atividades.
Muita gente erra no tamanho dos móveis. Quando grandes demais, podem comprometer a passagem nos corredores e, quando pequenos demais, deixam espaços vazios que causam estranheza, aquela sensação de bagunça e improviso.
O mais importante é que a configuração faça sentido para o seu estilo de vida. Se recebe muitas visitas, se trabalha em casa, se seu hobby é cozinhar, meditar, ler… suas prioridades vão ajudar a definir a distribuição de espaço.
ILUMINAÇÃO ADEQUADA
Sejam plafons simples ou luminárias de design, antes de escolher, pense na atividade de cada ambiente e o que você precisa sentir: concentração (para cozinhar, estudar, se maquiar, se barbear…) ou relaxamento (para descansar no sofá, receber visitas, assistir TV…)
A iluminação precisa estar adequada ao uso e à disposição dos móveis (o layout, lembra?) para que nada faça sombra onde você precisa enxergar. Um local mal iluminado força a vista, prejudicando nossa saúde, bem como a luz exagerada que fere os olhos e causa desconforto.
Pensando nisso, é fácil identificar como a luz é importante nas nossas sensações e também pode ser trabalhada para criar efeitos aconchegantes e destacar a decoração.
MATERIAIS DE DECORAÇÃO
Um jeito prático de pensar a decoração é analisar as texturas (tudo tem textura! Lisas ou não: madeiras, pedras, tecidos, pinturas…) e as cores (tons de materiais, de luzes etc) de todos os itens. A boa combinação desses dois aspectos é que compõe um visual harmônico.
Por exemplo, um ambiente todo liso e branco costuma ser uma tortura depois de muitas horas no local. A dica é prestar atenção nas sutilezas, combinar o tom da madeira com a cor dos armários, ou fazer contraste de texturas, como o tecido dos estofados e um painel ripado, também é legal explorar o efeito de profundidade que os espelhos fazem.
Para nós, a melhor maneira é testar em um projeto 3D para conseguir visualizar a composição.
MEMÓRIA AFETIVA
Nosso lar pode ser um refúgio de lembranças e, ao mesmo tempo, o cenário para criar novas recordações.
Lembranças de viagens, objetos que representam suas conquistas, presentes de pessoas queridas, móveis que estão na família há gerações… são itens que carregam uma história e trazem muita alegria para o seu dia a dia.
Ao montar seu novo apartamento, conte um pouco sobre você para o arquiteto, mostre o que gostaria de levar do apartamento antigo e o que já não faz mais sentido na sua vida atual. Equilibrar tudo isso com a reforma e decoração é o casamento perfeito.
Gostou das dicas? Acompanhe nossos posts e fique à vontade para sugerir assuntos! O Ap360 surgiu para descomplicar a sua reforma, cuidamos de tudo para você curtir tranquilo!