As varandas tem ganhado destaque nos apartamentos. E não estamos falando sobre os efeitos da pandemia, esta apenas reforçou o desejo por esses ambientes bem planejados. Que tal algumas dicas para o seu tipo de varanda?
JANTAR COM VISTA
Já faz alguns anos que os imóveis residenciais apresentam varandas grandes, muitas vezes maiores do que a sala! O que nos leva a repensar aquela planta tradicional brasileira, com sala de estar/jantar e a varanda separada como área de relaxamento.
Uma ideia é transferir a sala de jantar para a varanda e deixar a sala interna para TV, sofá e talvez um cantinho de escritório. Assim, é possível ter uma mesa maior, acomodando mais gente para o jantar e com aquela vista bonita!
TERRAÇO LOUNGE
Se você prefere um ambiente mais descontraído, sem a formalidade de lugares à mesa, sugerimos criar um lounge: mesinhas, sofás leves, poltronas, pufes, bancos… são muitas as possibilidades, até redes e balanços ficam charmosos e aconchegantes.
Nesse caso, apesar de parecer uma solução mais fácil, é preciso cuidado na escolha do mobiliário para evitar a sensação de bagunça e improviso. Combine bem o modelo dos móveis e se certifique que os tamanhos estão proporcionais ao seu espaço!
VARANDA GOURMET
Churrasco no apartamento é sinônimo de festa e pessoas queridas. Nossa dica é dar personalidade a esse ambiente, mas sem se esquecer dos cuidados que ele exige, como materiais resistentes à água e ao fogo.
Sempre que possível, indicamos fazer uma bancada de apoio à churrasqueira, já que a maioria dos apartamentos vem apenas com uma bancada pequena para a pia, sem espaço para cortar a carne.
Se a sua varanda gourmet é pequena, sugerimos uma mesa com tampo de pedra, assim ela serve tanto para o corte quanto para todos se servirem.
INTEGRAÇÃO COM A SALA
O desejo de juntar sala e varanda é quase unânime, o que fez com que algumas construtoras já oferecessem essa opção na entrega da unidade. Ótimo para quem prefere uma sala bem ampla e bem iluminada!
O que muitos não sabem é que não se pode demolir trechos de parede externa, o permitido é apenas a retirada da(s) porta(s) de alumínio e vidro. Então, nossa dica é disfarçar esses cantinhos criando elementos de união e dispor os móveis como se essas divisões fossem propositais.
LAVANDERIA NA VARANDA
Quando a área de serviço fica no mesmo ambiente, muitas vezes por ser um local bem iluminado e ventilado, temos algumas sugestões. Uma é manter a porta da varanda para separar lavanderia e cozinha, deixando cada bagunça no seu canto. E usar divisórias vazadas, como cobogós ou ripas de madeira, para curtir o restante do espaço.
Para quem prefere esconder totalmente a lavanderia e aproveitar o espaço de outra forma, opte por uma máquina lava e seca. Assim, não tem necessidade de varal e podemos esconder tudo com um armário ventilado sob medida.
Quer mais ideias? Acompanhe nossos posts e conheça nosso trabalho! Para cada tipo de apartamento e cada perfil de morador, elaboramos projetos personalizados e funcionais!